sexta-feira, janeiro 13, 2006

Nostalgia

Me dói a minha infância não ter sido bucólica, não que ela tenha sido ruim, mas foi urbana demais e tudo na cidade é um pouco banal. Todos tratam as coisas de uma forma um pouco blasé "Ah sim, Papai Noel. Esse homem não existe". Acho que isso acontece porque na cidade todo mundo acha que sabe mais, pelo menos mais do que quem mora no interior.
Eu preferia saber de menos. Desde bem cedo já sabia até de onde vinham os bebês. Preferia ter descoberto isso lá pelos 12 anos só, e morando em um lugar onde essa informação não fosse tão acessível, ficaria até orgulhoso de saber isso tão cedo. E, voltando ao Papai Noel, teria lhe escrito durante anos e jamais teria lhe chutado a canela.
Aos 12 teria várias cicatrizes nas canelas. Todas elas de cair de árvore quando era mais novo. Ainda aos 12, seria um exímio alpinista de árvores, porque teria aprendido a fazer isso durante muitos anos e com muitas quedas. Recusaria comer frutas que não fossem as que eu mesmo roubei do pequeno cemitério no fim da rua.
Um pouco depois disso, teria meu primeiro beijo, porque muitas pessoas já me disseram que, a despeito do que se imagina, no interior são todos bem assanhados. Esse beijo seria bem clichê, atrás da igreja, depois do catecismo e, de preferência, roubado. Sim, eu faria catecismo, continuaria não sendo um cristão exemplar, mas teria feito catecismo.
Invariavelmete eu viria para a cidade. Com toda certeza para estudar. Descobriria que somos pós-modernos e que isso entristece a muitos, que, no final das contas, estão sempre saudosos de uns 10 a 20 anos atrás, porque as coisas que aconteceram naquela época, foram muito mais interessantes do que o que está acontecendo agora.
Supreenderia a todos com a minha resistência na hora de tomar cachaça. Lógico, porque macho do interior que se preze bebe cachaça que nem água, como meu vô, que no último dos seus 70 e poucos anos ainda tomava sua garrafa diária de pinga. Ó céus, que saudade desse passado.

Um comentário:

Antó disse...

É de certo uma fantasia bastante engraçada ... brincar de imaginar é bom! :P Mas se vc tivesse sido um garoto rural provavelmente , não teria tanta informação e não sei se saber de menos combina com vc , provavelmente esse texto estaria sendo escrito no maximo numa máquina de datilografar e olhe lá, gostei do texto ficou bonitim , mas prefiro vc assim ao menos que fossemos vizinhos de fazendas hehehe Super Abraço