terça-feira, dezembro 06, 2005

Seu Brown

Recentemente vi uma batalha ser travada. Um grande amigo meu, um genuíno intelectual, - quem sabe por falta de algo mais legal pra ser, mas decididamente muito bom em ser intelectual - resolveu iniciar uma pequena guerra via orkut e blog contra enlatados culturais e o endeusamento de expoentes do pop.
O problema disso tudo foi a propaganda negativa em cima de um autor que anda em alta, o Dan Brown. Ouvindo coisas como " Oooooo, ele é 'O' cara", "Ele é um ridículo" e, mais comedidamente, "Ah, eu só não gostaria que ele fosse considerado o melhor autor da atualidade". Decidi que eu deveria descer do muro e formar a minha opnião sobre o cara.
Então eu peguei o livro Anjos e Demônios, aí é que ocorreu o problema. Não que eu ache que o cara escreve mal, longe disso. O problema foi a estória dele, que lança um olhar sério pra questões filosóficas e religiosas. Devo dizer que estou apenas no início do livro, mas é justamente nessa parte que o que descrevi acontece.
Eu simplesmente não consigo levar o cara a sério. Por quê? Por culpa do Douglas Adams, depois que você lê algo que diz que a útima mensagem de Deus para os homens (atenção se vc não quer saber uma parte importante do quarto livro da série do guia do mochileiro das galáxias, sugiro que você pule este parágrafo) é : "Desculpe-nos pelo transtorno". Não dá pra levar a sério o escritório de um físico que é cheio de coisas religiosas e científicas e um retrato do Einstein ladeado por cruxifixos.
Além disso o livro já começou me escandalizando. Falando que simbolicamente o polegar pra cima é um símbolo fálico. Puxa vida, eu sou uma pessoa que usa os polegares pra muita coisa, um sinal de aprovação ou de forma meio sarcática balançando os dois polegares. Agora é impossível pra mim colocar os polegares pra cima sem pensar num pinto murcho apontado pra pessoas, quanto mais ser sarcástico balançando os dois polegares pra quem quer que seja. Tá bem, o livro diz também que é símbolo de virilidade, mas a imagem do pinto murcho é única que me vem a cabeça.
Acredito que ser intelectual deveria ser algo profissionalizável para evitar esses equívocos. Parabenizo a Sue por ser pioeira na área e já ter seu próprio intelectual. Eu ainda pretendo terminar de ler o livro, mas acho que vai fluir pra mim de uma forma bem diferente do que para o resto dos meus amigos.
P.S1: Estou roubando a idéia dos p.s´s da Sue, mas é que eu precisei de dois deles.
P.S2: Se alguém me vir colocando os polegares pra baixo, não pense que estou dando uma negativa, é porque senti necessidade de usar o polegar e assim ele não parece tão caído.

Um comentário:

Antó disse...

Auhauahauhau bom eu estava um tanto quanto triste mas depois de ler seus ultimos textos , não pude evitar e deixar escapar algumas boas gargalhadas ... Quanto humor e sarcasmo meu Deus que ácido how lovely simplesmente adorei , fantastique hehehe bom eu ainda não li o livro o ganhei ha um tempinho adorei a idéia do polegar nem usava , agora ... kkkk