quinta-feira, outubro 27, 2005

Comunicólogos Artrópodes do Espaço Sideral

Depois de minha empreitada para fazer uma análise etológica do réptil ruminante, um ser fascinante e endêmico do Centro de Letras e Artes da UFPa. Eu, o Sr. Biológo, decidi voltar meus esforços para outra espécie endêmica do CLA-UFPa, tão curioso quanto o réptil ruminante, o Comunicólogo do Espaço Sideral.
Pertencente ao reino Animalia - filo Invertebrata - classe Artropoda, o C.E.S (Comunicólogo do Espaço Sideral) constitui mais um grande desafio em minha carreira, pois mesmo trabalhei com aves durante minha carreira acadêmica, mesmo assim tentarei fazer uma acurada descrição filogenética desta espécie.
Infelizmente devo avisar que esta é uma provável espécie senescente. Isso se deve a uma falha genética, que torna os espécimes do C.E.S quase incapazes de se comunicar via sinalização bioquímica ou vocalização, dificultando a vida em comunidade desses artrópodes sociais. No CLA consegui identificar pelo menos duas sub-espécies do C.E.S, o Comunicologo jornalisticus e o Comunicologo publicitarus. Em outras instituições podem ser encontradas outras sub-espécies do C.E.S, porém as diferenças morfo-fisiológicas indicam que a pressão de seleção e a separação geográfica está levando ao processo de especiação.
Ainda que quase incomunicáveis entre si, os espécimes dos C.E.S apresentam um forte comportamento social. Sendo encontrados muito facilmente em grupos de 3 ou mesmo de 20, se alimentando - fato facilmente observável na área do CB-UFPa - ou socializando - comumente em uma área da municipalidade.
Este é um trabalho contínuo de pesquisa e garanto que logo trarei novas descobertas sobre estas fabulosas criaturas vindas do espaço.
Glossário:
Etologia: estudo do comportamento animal.
Endêmico: espécie restrita a determinado habitat.
Senescente: espécie de "morte programada", no caso em questão a espécie está com um número cada vez mais reduzido de espécimes, o que pode levar a extinção.
Filogenética: estudo das relações de parentesco inter-espécies, para determinar seu processo evolutivo.
Pressão de Seleção: alterações que ocorrem no habitat ou outro fator determinante para a vida da espécie, levando a seleção de alguma característica.
Especiação: processo de formação de novas espécies

2 comentários:

Anônimo disse...

ahhhhh!quem é essa espécime?to com medo,mas tenho minhas desconfianças!
adorei gêmeo!!muitas saudades de tu.

grande beijo

Anônimo disse...

Putz... quero dizer que naum entendi nada qdo lí, e que qdo cheguei ao glossário fiz que entendi e as coisas ficaram razoavelmente mais claras... naum que vc naum escreva claramente, mas que fiquei tão embasbacada com o linguajar técnico e com a descoberta reveladora *em bandos de 3 a 20 no cb pra se socializar* que eu fiquei com medo... adaptada ao estilo 'naum torra', 20 comunicólogos são suficientes pra colocar qualquer anti-social na linha! Claro que sou anti-social... ateh meu bloco de arquitetura eh isolado de tudo na ufpa... temos engenharia de produção na frente, mas nos encolhemos no nosso mundinho, que naum sabemos nem o que eh o ENADE... *isso se como com farinha?* E eu entaum, pós trabalho e sem dinheiro, sou bicho do mato... comunicólogos? Esses seres comunicativos, dados ao trato social me metem medo! (hauhauahuahuahauhauhauha).