quinta-feira, novembro 22, 2007

Saudades

Hoje fiquei espatando a ler uma matéria e descobrir que eu não sabia o que eram saudades, porque na minha ignorância, eu achava que era somente algo ruim, uma ausência que corrói. Também me achava um aleijado, inacapaz de sentir saudades, que no fundo envolvia uma incapacidade de se relacionar de forma mais profunda. Então também fiquei grato, porque conclui que sinto saudades, muitas até, de várias pessoas, da Sue o tempo inteiro, do Ronan que eu só vi por um dia, de tomar picolé. Isso porque saudade, não importa quanta dor tenha junto, é sempre algo que faz parte de lembranças boas.
Esse foi o texto iluminador:
" (...) E a suidade não descende de cada uma detas partes, mas é um sentimento do coração que vem dos sentidos, e não da razão, e faz sentir às vezes os sentidos da tristeza e do desgosto. E outros vêm daquelas cousas que a homem praz que sejam, e alguns com tal lembrança que traz prazer e não pena (...) E em casos certos se mestura com tão grnade nojo, que faz ficar em tristeza. E para entender isto cumpre ler por outros livros, porque poucos acharão que dele falem, mas cada um vendo o que escrevo, considere seu coração no que já em várias ocasiões tem sentido, e poderá ver e julgar se falo certo.
Para maior declaração ponho disto exempros. Se alguma pessoa por meu serviço e mandado de mim se parte, e dela sinto saudade, certo é que de tal partida não tenho sanha, nojo, pesar, desprazer ne aborrecimento, porque agrada-me que tenha partido e pesar-me-ia se não fosse. E por sentir algumas vezes vem tal suidade, que faz chorar e suspirar, como fosse de nojo. E porém me parece este nome de suidade tão próprio, que o latim nem outro linguagem que eu saiba não é pera tal sentido semelhante.
De se haver algumas vezes com prazer, e outras com nojo ou tristeza, esto s efaz, segundo me parece, porquanto suidade propriamente é que o coração toma por se achar apartado da presença dalguma pessoa, ou pessoas que muito per afeição ama, ou espera cedo ser. E esso mesmo dos tempos e lugares em que per deleitação muito folgou. Digo afeição e deleitação, porque são sentimentos que ao coração perntecem, donde verdadeiramente nasce a suidade mais que da razão nem do siso. E quando nos vem alguma lembrança de algum tempo em que muito folgamos, não geral, mas que traga rij sentimento, e por conhecermos o estado em que somos ser tanto melhor, não desejamos tornar a el por deixar o que possuímos, tal lembramento nos faz prazer. E a míngua do desejo per juízo determinado da razão nos tira tanto aque sentido, que faz a suidade, que mais sentimos folgança por nos lembrar que passamos que a pena da míngua do tempo ou pessoa. E aquesta sauidade é sentida com prazer mais que com nojo nem tristeza. (...)" D. Duarte (1391-1438)

2 comentários:

Sic disse...

Eu também tenho saudades de ti...bora se vê esse final de semana? Dorme lá em casa, pegamos filmes, tem cafuné, cama, alergia e horas a fio de conversa sobre livros kkkkkkkkkkk

Menino estou enlouquecida pelo livro Big Bang do Simon, 1 ele fala da segunda teoria científica mais bacana do mundo (a primeira é evolução) e 2 ele faz isso com tanta beleza, mas não é uma beleza que pode ser percebida pelos sentidos, entende? é a beleza de entender a movimentação harmoniosa das partes que formam o tudo.

APAIXONADAAAAAAAAAAAAA

P.S: Eu falo, falo, falo, mas adoro ser cientista e nessas horas eu me pergunto se conseguiria ser algo melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sic disse...

Eu comprei a revista (imitona) li o texto e saudade é uma coisa que eu entendo muito bem.

Ei tenho uma nova frase pra te descrever kkkkk ao ser interrogada se eu te conhecia, sabe qual foi minha resposta?

O Rafa? claro que eu conheço! ele saiu daqui, de dentro do meu útero (com direito a mão e tudo, indicando onde era não haver dúvida)

Beijo