Ando sentindo uma urgência em comprar livros, quase tão grande quanto de comprar sapatos. O dinheiro ainda nem entrou e já foi em parte gasto, mas foi pouco e o que comprei já terminou. Percebi duas coisas: sempre tenho uma pendência de seis livros para ler e sempre tenho pelo menos dois na mochila. Pelo menos não é tão estranho quanto ter um par de sapatos extra na mochila, não é sempre, mas as vezes tem...
Me disseram que eu sou um leitor ávido. Na verdade, me considero um leitor tardio, sempre resisti aos livros. Também pudera, seis mulheres na minha casa e toda elas tinham como referencial de literatura os livros "Poliana" e "Poliana Moça" . Além desses, preciso destacar uma enorme coleção de títulos assinados por: Harold Hobbins, Sidney Sheldon e Paulo Coelho. Meu referencial masculino só não é analfabeto porque não lhe permitiram não ir à escola. Acho que a avidez é pra compensar o tempo não utilizado na adolescência.
Todo leitor ávido tem impulsos de escrever? Eu tenho, vários até, uma boa parte deles vêm parar aqui. Mas isso é uma atividade meio marginal. Você tem a sua vida diária, quando chega em casa adota um pseudônimo pra escrever o que passou na sua cabeça o dia inteiro. Vontade de falar das coisas mais bizarras e grandes achados, como um nome bem dramático tipo "Cátia Regina", que existe e é professora no fundamental de uma escola no interior do Maranhão ou sobre o pobre do Cardoso que tentou suicídio três vezes por causa da mesma mulher. Mas vai além disso?